Pages

Monday, May 10, 2010

Análise ao basquetebol em 2001

Análise ao basquetebol em 2001


Em 2001 o actual presidente da FPB ameaçou demitir-se.

Na altura já se começava a notar que nem tudo corria bem na nossa modalidade.

A realidaque eu conhecia levava-me a concluir o que na altura transcrevi num quadro que junto a este artigo ( o documento foi criado em Fevereiro de 2001).

Passados nove anos infelizmente a análise de então continua actualizada, para mal do basquetebol Português.

Devo referir que dei então a conhecer esta análise a quem de direito.

Em fins de Agosto de 2007, na altura que a selecção Nacional Sénior se preparava para disputar o Campeonato de Europa em Espanha, tomei mais uma iniciativa.

Reuni-me com todos os clubes da Galiza mais o presidente da respectiva Federação, em Vigo, para auscultar do interesse destes para a sua participação numa competição que poderia ser pontual ou quem sabe poder ser o começo de uma competição regular. Todas as equipas espanholas se demosntraram interessadas. Chegado a Portugal, dei a conhecer mais esta iniciativa à FPB. Contudo esta iniciativa infelizmente não teve consequências práticas. Uma hipotética prova de equipas do chamado Eixo Atlantico ficou no ar sem qualquer tipo de interesse demosntrado pela FPB.

A criação de uma competição com este tipo podería ter sido deveras imprtante para o nosso basquetebol a todos on níveis.

Recentemente a FPB tomou a iniciativa de organizar uma prova denominada Taça Compal, com a participação de duas equipas de Angolas e duas equipas Portuguesas. Sem tirar qualquer valor às equipas Angolanas, (até porque as conheço bem) antes pelo contrário, atingiram um patamar internacional que nós não conseguimos até ao momento nem se perspectiva que isso possa acontecer.

Por isso foi com espanto que fiquei a saber desta competição porque penso que tería sido muito mais interessante sobre todos os ponto de vista uma prova com as equipas da Galiza.

Desde os factores desportivos passando pelos finaceiros, pela possível sponsorização, pela proximidade geográfica, e não nos podemos que Espanha era já na altura uma nação em crescendo e que se viria a tornar o país Campeão do Mundo, tudo aponta para que não foi dado o devido valor a essa oportunidade.

Claro que o interesse comercial poderá ter levado a esta decisão mas será que se explorou alguma outra alternativa ?


BASQUETEBOL QUE PRESENTE, QUE FUTURO

Estado actual:

1 - HÁ FALTA DE MOTIVAÇÃO

2 - HÁ FALTA DE INTERESSE

3 - HÁ FALTA DE NOVOS VALORES PORTUGUESES

4 - HÁ FALTA DE PROMOÇÃO NA COMUNIÇÃO SOCIAL

5 - HÁ FALTA DE VISIBILIDADE

6 - HÁ FALTA DE NOVOS INVESTIDORES

O que se pretende:

1 - PROVAS QUE GARANTAM A SUBIDA NO GRAU DE DIFICULDADE

2 - GARANTIR COMPETIVIDADE

3 - MANTER A MOTIVAÇÃO

4 - MANTER A COMPETIÇÃO A CUSTOS FINANCEIROS VIÁVEIS

5 - ATRAIR NOVOS INVESTIDORES

6 - PROMOVER O BASQUETEBOL ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL REGIONAL E NACIONAL

1 comment:

António said...

A actual direcção da FPB já nos habituou a más decisões e à constante estagnação ou até declínio da modalidade em Portugal. Eu ouvi falar nesse torneio com as equipas da Galiza e seria de muito valor. As equipas espanholas poderiam ensinar muito às portuguesas e não vejo aspectos negativos a tirar da realização desse torneio.