Estive
recentemente em Babson College a convite do casal Lindsey e Justin a fim de
participar numa conferência com o título de “The business of Sports”. Babson
College é uma universidade de referência nos Estados Unidos da América na
preparação dos seus alunos para o empreendorismo e gestão. O valor das propinas
é elevado (passa os cinquenta mil euros ano) e o número de alunos é de pouco
mais de dois mil. Lindsey e Justin são duas pessoas que se dedicam a causas de
solidariedade social na zona de Boston bem como noutros países.
A
conferência foi excelente.
A
troca de informação foi relevante e destaco aqui alguns tópicos.
O
primeiro diz respeito a que o desporto é visto como uma indústria (sports industry) e como tal é assim que
deve ser abordada por todas as organizações. Criação de uma marca, os seus
sinais identitários, a forma como são percebidos pelo público e a coerência
entre estes e as suas práticas são muito importantes para qualquer organização.
A
captação e retenção do fan bem como a
sua satisfação como cliente é o que a organização tem como finalidade. Como é
que materializamos este conhecimento é através das métricas. Sem público, sem
audiências, qualquer modalidade deixa de ser relevante e sem significado para
existir.
E
por fim a questão do marketing desportivo e a comunicação que permitem que a
organização se dê a conhecer, que ajuda a crescer e que transforma a
organização em algo de relevante para os consumidores, quer através do
espetáculo desportivo, quer através do consumo de bilhetes, de merchandising, e outros. Como comunicamos
é de salientar a relevância que o mobile
atingiu e as diversas plataformas que se podem usar. O fenómeno das redes
sociais alterou tudo o que o marketing desportivo e comunicação podem fazer por
uma organização desportiva e atletas.
Fiquei
extremamente satisfeito com tudo o que ouvi e com o que conversei com as
pessoas presentes aproveitando igualmente para melhorar a minha network de
contatos. Sobre a praticabilidade de aplicar ao nosso basquetebol uma
estratégia de marketing desportivo e comunicação integrada ela é real e só
posso ficar satisfeito por aquilo que hoje mais do que nunca é uma certeza,
assim todos queiramos.
António
Pereira
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