Pages

Tuesday, March 31, 2015

A Conferência “The Business of Sports”


Estive recentemente em Babson College a convite do casal Lindsey e Justin a fim de participar numa conferência com o título de “The business of Sports”. Babson College é uma universidade de referência nos Estados Unidos da América na preparação dos seus alunos para o empreendorismo e gestão. O valor das propinas é elevado (passa os cinquenta mil euros ano) e o número de alunos é de pouco mais de dois mil. Lindsey e Justin são duas pessoas que se dedicam a causas de solidariedade social na zona de Boston bem como noutros países.

A conferência foi excelente.

A troca de informação foi relevante e destaco aqui alguns tópicos.
O primeiro diz respeito a que o desporto é visto como uma indústria (sports industry) e como tal é assim que deve ser abordada por todas as organizações. Criação de uma marca, os seus sinais identitários, a forma como são percebidos pelo público e a coerência entre estes e as suas práticas são muito importantes para qualquer organização.

A captação e retenção do fan bem como a sua satisfação como cliente é o que a organização tem como finalidade. Como é que materializamos este conhecimento é através das métricas. Sem público, sem audiências, qualquer modalidade deixa de ser relevante e sem significado para existir.

E por fim a questão do marketing desportivo e a comunicação que permitem que a organização se dê a conhecer, que ajuda a crescer e que transforma a organização em algo de relevante para os consumidores, quer através do espetáculo desportivo, quer através do consumo de bilhetes, de merchandising, e outros. Como comunicamos é de salientar a relevância que o mobile atingiu e as diversas plataformas que se podem usar. O fenómeno das redes sociais alterou tudo o que o marketing desportivo e comunicação podem fazer por uma organização desportiva e atletas.

Fiquei extremamente satisfeito com tudo o que ouvi e com o que conversei com as pessoas presentes aproveitando igualmente para melhorar a minha network de contatos. Sobre a praticabilidade de aplicar ao nosso basquetebol uma estratégia de marketing desportivo e comunicação integrada ela é real e só posso ficar satisfeito por aquilo que hoje mais do que nunca é uma certeza, assim todos queiramos.


António Pereira 

No comments: