O Desporto profissional
americano, seja ele NBA, NFL, NHL, MLB ou MLS, é associado a um espetáculo de
qualidade, combinando uma modalidade desportiva com ações de entretenimento de
diversa índole.
Cada jogo (evento) demora horas a
organizar e nada é deixado ao acaso. O espetáculo multimédia por norma antes do
início do jogo, os artistas do circo ou de outra índole bem como as dançarinas não
permitem que ninguém se deixe de sentir envolvido nos tempos morto do jogo ou
mesmo durante o jogo contribuindo para que cada adepto ou simpatizante
disfrutem de boas experiências.
E, depois temos os verdadeiros
artistas, a razão de ser da ida á instalação desportiva isto é os jogadores, os
ídolos que fazem as pessoas suspirar, gritar, levantar das cadeiras, fazer
barulho aplaudindo a sua equipa ou assobiando a equipa opositora como forma de
a incomodar. Tudo é possível num momento de pura diversão.
Se este conceito foi sendo desenvolvido
nos Estados Unidos da América com bastante sucesso, onde as organizações
desportivas e os clubes desportivos estão sempre muito atentas a novas
tendências, necessidades de atrair novos adeptos, venda de bilhetes, fazer
novas parcerias, aumento de audiências, negociação de direitos de televisão, venda
de produtos de merchandisisng relativos
á equipa ou dos seus atletas fez com que na Europa o mesmo modelo venha a ser
replicado e com ações de comunicação muito interessantes.
Pode-se dizer que é um sinal da
evolução daquilo que o desporto profissional se transformou, e que pretende
cada vez mais se afirmar como um espetáculo relevante e inesquecível para todos
os que se deslocam a uma instalação desportiva ou vejam o jogo no conforto do
seu sofá criando sentimentos de desejo de se deslocar numa próxima vez para ver
um jogo ao vivo.
Foi com enorme agrado que quer na
Final Four da Euroliga em Basquetebol bem como na final da Champions em futebol,
que observamos que o modelo está cada vez mais a ser replicado na Europa e com
enorme sucesso como se pode ver por o número de venda de ingressos para esses jogos,
por o entusiasmo dos adeptos que se encontram nas bancadas e por os números dos
que seguem via televisão ou livestream.
Em Portugal seria interessante
perceber se as pessoas vão a um evento desportivo porque joga o seu clube;
porque gostam da modalidade; porque querem são atraídos por os bons jogadores; porque
gostam do espetáculo desportivo independente da modalidade em causa ou por um
qualquer outro motivo.
Sem dúvida que esta informação
poderá ajudar a que uma certa modalidade desportiva se venha a afirmar e
diferenciar na competitiva indústria desportiva e de entretenimento ao
proporcionar um espetáculo inesquecível.
desporto#marketingdesportivo#gestaodesportiva#gestaododesporto#apbasketball
No comments:
Post a Comment