Pages

Sunday, May 27, 2018

O futebol também compreendeu que desporto e entretenimento é uma mais valia


O Desporto profissional americano, seja ele NBA, NFL, NHL, MLB ou MLS, é associado a um espetáculo de qualidade, combinando uma modalidade desportiva com ações de entretenimento de diversa índole.
Cada jogo (evento) demora horas a organizar e nada é deixado ao acaso. O espetáculo multimédia por norma antes do início do jogo, os artistas do circo ou de outra índole bem como as dançarinas não permitem que ninguém se deixe de sentir envolvido nos tempos morto do jogo ou mesmo durante o jogo contribuindo para que cada adepto ou simpatizante disfrutem de boas experiências.
E, depois temos os verdadeiros artistas, a razão de ser da ida á instalação desportiva isto é os jogadores, os ídolos que fazem as pessoas suspirar, gritar, levantar das cadeiras, fazer barulho aplaudindo a sua equipa ou assobiando a equipa opositora como forma de a incomodar. Tudo é possível num momento de pura diversão.
Se este conceito foi sendo desenvolvido nos Estados Unidos da América com bastante sucesso, onde as organizações desportivas e os clubes desportivos estão sempre muito atentas a novas tendências, necessidades de atrair novos adeptos, venda de bilhetes, fazer novas parcerias, aumento de audiências, negociação de direitos de televisão, venda de produtos de merchandisisng relativos á equipa ou dos seus atletas fez com que na Europa o mesmo modelo venha a ser replicado e com ações de comunicação muito interessantes.
Pode-se dizer que é um sinal da evolução daquilo que o desporto profissional se transformou, e que pretende cada vez mais se afirmar como um espetáculo relevante e inesquecível para todos os que se deslocam a uma instalação desportiva ou vejam o jogo no conforto do seu sofá criando sentimentos de desejo de se deslocar numa próxima vez para ver um jogo ao vivo.
Foi com enorme agrado que quer na Final Four da Euroliga em Basquetebol bem como na final da Champions em futebol, que observamos que o modelo está cada vez mais a ser replicado na Europa e com enorme sucesso como se pode ver por o número de venda de ingressos para esses jogos, por o entusiasmo dos adeptos que se encontram nas bancadas e por os números dos que seguem via televisão ou livestream.
Em Portugal seria interessante perceber se as pessoas vão a um evento desportivo porque joga o seu clube; porque gostam da modalidade; porque querem são atraídos por os bons jogadores; porque gostam do espetáculo desportivo independente da modalidade em causa ou por um qualquer outro motivo.
Sem dúvida que esta informação poderá ajudar a que uma certa modalidade desportiva se venha a afirmar e diferenciar na competitiva indústria desportiva e de entretenimento ao proporcionar um espetáculo inesquecível.


desporto#marketingdesportivo#gestaodesportiva#gestaododesporto#apbasketball 

No comments: