Pages

Tuesday, March 10, 2020

March Madness em Portugal?


Devido à crise provocada pela propagação do Covid-19, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Albufeira, decidiram cancelar a Festa do Basquetebol Juvenil 2020, que se realizaria de 2 a 7 de abril, em Albufeira.


Desde há cerca de uma semana, imaginei muitas vezes como é que seria possível haver um comboio cheio de jovens percorrendo Portugal de norte a sul, para transportar os participantes, quando a mobilidade e o isolamento são a palavra de ordem no combate à propagação do vírus.

A anulação da competição parece-me uma medida sensata e acertada, embora pense que em vez de cancelar, a FPB podia trocar a palavra por suspender ou adiar.

A Festa do Basquetebol Juvenil é uma competição com grande impacto junto dos jovens e nos presidentes das associações, dirigentes e treinadores por o seu trabalho ser avaliado, fruto do desempenho de cada equipa e consequente classificação final da competição e ranking nacional.

Assim, em vez de cancelar a prova, parece-me que se podia aproveitar o momento em que vivemos para reformular o quadro competitivo para a presente época.

Para o futuro, deve-se avaliar o sistema competitivo bem como os escalões etários presentes, ajustando a idade dos participantes para os sub 13 e sub 15.


Um dos modelos com maior sucesso no basquetebol jovem é o March Madness dos ‘college americanos’, onde as equipas apuradas jogam a eliminar até quatro equipas, sendo uma de cada uma das quatro zonas existentes em que as equipas são inseridas, apurando-se assim para a famosa Final Four.


Este modelo, pode ser tão ou mais competitivo do que o modelo atual, de fácil operacionalização, ficando prejudicado ou não, o ambiente social tão especial das Festas do Basquetebol, mas em termos competitivos teria tudo a ganhar.

Fica aqui esta proposta para a realização de uma renovada Festa do Basquetebol Juvenil 2020, com o intuito de promover a marca de basquetebol juvenil em Portugal, contribuindo para que se torne relevante no panorama do desporto nacional e continue a deixar memórias inesquecíveis nos seus participantes.

Se gostou do que leu, talvez queira partilhar. Obrigado

#desporto #basquetebol #basketball #basquetebolportugues #marketingdesportivo #gestaodesportiva #gestaododesporto #marketing #marketingecomunicação #marketingecomunicacaododesporto #industriadesportiva #portugal #apbasketball 

No comments: