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Thursday, April 19, 2018

Marketing and communication in sport: the game changer – 19.04.2018



A FIBA divulgou a mascote do Campeonato do Mundo de 2019, que foi votada por os adeptos, refletindo num processo que envolveu agências e designers de todo o mundo. Pode ver o filme na hiperligação.




Depois da sua equipa, a Universidade de Villanova vencer o Campeonato da NCAA, Jay Wright visitou o Papa Francisco em Roma com outros membros da direção da escola. Foi aproveitada a oportunidade para ser oferecida uma bola de basquetebol autografada por a equipa. De relembrar que a Universidade de Villanova é considerada uma escola católica, sendo que o Santa Papa disse que esperava que a os estudantes aprendessem quer do ponto de vista académico mas também do ponto de visto espiritual. 




Entre os diversos atletas profissionais das diversas modalidades existentes no mundo, os jogadores da NBA estão entre os mais desejados para campanhas comerciais.
Apesar de nem sempre terem tido o poder de gerir/negociar os diversos acordos de patrocínio, isso foi alterado com o novo acordo de trabalho coletivo assinado à pouco tempo. Leia este interessante artigo sobre os novos negócios e as marcas que procuram os jogadores para diversos fins. 


A Brandwatch, empresa especializada em todos de mercado do consumidor divulgou o ranking naquilo que é considerado como a melhor experiência do consumidor.

No ranking agora anunciado, este tem em conta três fatores considerados primordiais, sendo o primeiro baseado no que as pessoas sentem acerca das marcas e as suas emoções e sentimentos. Num segundo nível procura-se saber se os consumidores acreditam na marca e quantas estão prontas para comprar artigos dessas marcas e por fim perceber que tipo de serviço prestam aos seus clientes e tempo de resposta nas redes socias e físicas.
Do Top 100, destaca-se as marcas desportivas sendo que a Reebok que pertence ao grupo Adidas ocupa a quinta posição, Adidas ficou em 25º, já a Nike ficou no lugar 59 e a Foot Locker que tem lojas um pouco por todo o mundo quedou-se na posição 66.



A GLeague anunciou um melhoramento dos salários dos seus jogadores para a próxima época. Porquê que isso é importante? 
A explicação é simples. Até esta época o salário dos jogadores era relativamente baixo e só aceitava jogar na GLeague quem queria ficar nos States ou tinha realmente hipótese de jogar na NBA. 
Todos os outros pode-se dizer que perdiam dinheiro ao não jogarem fora dos USA.
Com esta nova tabela, os jogadores passam a auferir um valor que se podem considerar bastante competitivos e capaz de concorrer com outras competições médias um pouco por todo o mundo. 
Assim, deverá haver alterações significativas no próximo verão no que diz respeito ao número de jogadores disponíveis por um valor atrativo porque será muito mais difícil conseguir contratar um jogador por um valor mais barato do que ele merece, o chamado “a pechincha da ocasião”.
De referir que a GLeague compete entre os meses de novembro a março, sendo que os seus campos de treino só começam depois das equipas da NBA definirem os seus planteis e que a ambição de todos os jogadores é chegarem à liga. 

Se uns passam a ganhar mais outros perdem todo o dinheiro que ganharam. É o caso do jogador Joe Smith, número nº 1 do draft da NBA que perdeu 61 milhões de dólares e ainda tem dívidas muito superiores na ordem das centenas de milhares de dólares.
Poucos são os atletas a quem são explicados como devem gerir o seu dinheiro e as obrigações fiscais sobre os seus ganhos, bem como o seu acompanhamento de forma competente. 

Mas os problemas financeiros não são só de um individuo só. As organizações desportivas também os têm. Que o diga o PSG que segundo tudo indica o clube gaulês terá violado as regras do fair-play e assim incorrer em sanções da UEFA.




Muitos previram e continuam a prever que o eSports pode ultrapassar as audiências das diversas ligas e os canais de televisão continua a apostar nesta modalidade. Os jogadores do eSports treinam tanto como um atleta de um outro qualquer desporto, quer do ponto da técnica individual quer do trabalho de equipa, e os melhores fazem-no diversas vezes a0 dia. 

O Real Madrid chegou a acordo com um fabricante de produtos de beleza americano, por forma a comercializar uma série de produtos tais como lâminas de barbear, desinfetantes para as mãos, garrafas de água e outros para além de nos Estados Unidos também no Canadá.
Este acordo visa o aumento da notoriedade e de penetração da marca junto dos consumidores norte-americanos.  

E a última noticia vem ainda de Espanha e refere que o dono da Mercadona vai destinar um milhão de euros para bolsas destinadas a desportistas da Comunidade Valenciana.
Juan Roig, proprietário da cadeia de supermercados contribuirá dessa forma para bolsas de estudos de atletas que poderão vir a competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 
O projeto FER contará com um total de 127 atletas, estando estes divididos em três níveis, Elite, Promessas e Viveiro: O valor de 15 mil euros, de 7500 e 2000 será o montante que cada um receberá em função da sua categoria. 
O apoio irá ser extensível a treinadores sendo que neste caso o valor será entre 4 a 6 mil euros. 




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