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Wednesday, April 11, 2018

Marketing and communication in sports: the game changer – 11.04.2018


Vinte e quatro equipas disputam os últimos doze jogos da época de 2017/2018 da NBA, onde uma época regular se compõem de oitenta e dois jogos, numa média de 3 jogos por semana.
Neste último dia ainda falta apurar equipas para os playoffs o que é bom para a competição. Na conferência oeste, á entrada da última semana sete equipas lutavam por seis vagas e com uma diferença mínima de 1 ou 2 vitórias de diferença e só hoje se saberá quem entra na fase seguinte.
A NBA é claramente uma das competições onde algumas das especificidades do marketing desportivo estão mais presentes: A imprevisibilidade dos resultados e o equilíbrio da competição. A estes elementos podemos juntar: espetáculo dentro e fora do campo através de jogadores superstars, bons jogadores, entretimento durante o evento que é a organização de um jogo, e a criação de uma relação de afetividade com o adepto/fan seja esta por via do sítio da NBA ou através das redes sociais onde os adeptos/fans participam ativamente. Não faltam igualmente as histórias ligadas ao “american dream” como aconteceu recentemente com Andre Ingram que aos 32 anos de idade e de ter passado 10 anos na GLeague foi contratado pela primeira vez por equipa da NBA (no seu primeiro jogo por os Lakers marcou 19pt), ou a história da Cinderela ligadas por norma a equipas que surpreendem ao longo da competição ou de uma parte dela.



Por tudo isto é a NBA o modelo de referência de uma organização desportiva em todas as vertentes o que muitas nos satisfaz. Só temos de aprender com os melhores.

Em Espanha, a comissão que representa os clubes de futebol da Proliga que se situam ao nível de segunda B e terceira nível das competições espanholas, apresentaram diversas propostas ao Conselho Superior do Desporto (CSD) para que na próxima lei de bases do sistema desportivo se regule a atividade dos atletas semiprofissionais. Também indicam que há uma necessidade de regular a atividade das competições com o mesmo caracter permitindo-lhes ainda capacidade organizativa e identidade jurídica. E não menos importante é a questão dos seguros desportivos que também aconselham a rever.

Uma outra notícia vinda ainda de Espanha dá-nos conta que o F.C. Barcelona rubricou um acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT) para realizar projetos relacionados com turismo desportivo. De relembrar que Lionel Messi foi nomeado embaixador da OMT para a área do turismo responsável.

Uma notícia fora do mundo desporto mas extremamente significativa. Num estudo divulgado por o Business Insider, os jovens preferem os telemóveis da Apple, o famoso iphone. 82% possuem um iPhone e quanto á intenção de compra do próximo telemóvel este número sobe para 84%. O iWatch também não foge á regra visto que existe um boom em relação a este tipo de equipamento no interesse deste equipamento, sendo a marca mais desejada depois da Rolex.
Porquê que isto é importante para o desporto? Porque a captação e retenção dos jovens consumidores é fundamental para uma modalidade desportiva. Algumas modalidades já perceberam isso, outras nem por isso.

Um bom exemplo de comunicação é o programa da Federação Portuguesa de Canoagem. Cenário com um design muito interessante e conteúdos com interesse, num programa curto mas com informação. Veja o exemplo de um desses programas em https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=NnKlDzqPcmo


Por fim o Governo Português estendeu ao território da Madeira e Açores os lucros da Santa Casa.

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