Pages

Friday, April 13, 2018

Marketing and communication in sports: the game changer – 13.04.2018


James Harden é um dos nomes de destaque desta semana depois da sua equipa os Houston Rockets ter obtido o melhor record de vitórias e derrotas na época regular de 2017/2018 da NBA, cumprindo as expectativas criadas, o que é muito importante no que diz respeito ao marketing da organização, especialmente depois da aquisição de Chris Paul durante o último verão.
A revista GQ publicou um artigo deveras interessante acerca dele, revelando diversas facetas do jogador que não deve perder. 
Já o Washington Post publicou um artigo onde o nome preferido para MVP da época é precisamente o de James Harden para além de fazer parte do cinco inicial da competição. Pode ler qual é a opinião deste jornal acerca dos diversos rankings no link respectivo e ainda pode ver um vídeo relativo ao lançamento dos playoffs. 


Um artigo extremamente interessante acerca da vida ou do tipo vida de alguém que gere as redes sociais de uma organização desportiva tem e onde é revelado diversos pormenores da jornada diária. Neste interessante texto podemos verificar que quem trabalha neste sector nunca está desligado, isso é fundamental, porque é a única forma de ter a marca para quem trabalha no top. Assim sendo o número de horas de trabalho por semana pode ascender a 73 horas de média. Entre o dormir, acordar, refeições, exercício físico, reuniões, a necessidade de estar ligado e estar pronto a colocar um “post” é parte do dia-a-dia deste tipo de profissionais. Leia o artigo porque pode fazer a diferença.
Entretanto a NBA anunciou à poucas horas que por o quarto ano consecutivo bateu o record de número de espectadores ultrapassando os 22 milhões de adeptos pela primeira vez, com uma média de 17 987 adeptos por jogo e um aumento na ordem dos 25% no que diz respeito a venda de produtos de merchandising e igualmente um aumento de pessoas que seguem a competição nas redes sociais na ordem dos 9%.

Da Euroliga há boas e noticias e algumas menos boas. As boas referem-se ao alargamento do número de equipas que passará a ser de dezoito na época de 2019/2020, através da entrada do Bayern de Munique da Alemanha e do ASVEL Villeurbane, de França, sendo que este é um dos clubes históricos do basquetebol gaulês, e o atual proprietário é nada menos nada mais que Tony Paker. Estas decisões foram tomadas durante a reunião da Euroleague Commercial Assets (ECA) e direção executiva em Madrid. O orçamento mínimo de cada clube é de 5.4 milhões de euros. 
Por outro lado menos bom ou não, o Panathinaikos de Atenas, ameaça sair da competição depois dos restantes clubes apoiarem o castigo que foi dado ao seu presidente por mau comportamento. O clube Grego ameaça aderir á Champions Ligue gerida por a FIBA o que pode ter consequências gravosas nos cofres do clube, ao ter de pagar uma avultada verba no valor de 10 milhões para rescindir o contrato que deveria ter a duração de dez anos.

Muitos já ouviram falar do gigante do comércio eletrónio Alibaba, mas o interessante neste caso é que Joe Tsai, um dos co-fundadores da empresa adquiriu 49% dos Brooklyn Nets, e que representa o maior valor obtido de valorização de uma organização desportiva da NBA, sendo que os números da aquisição indicado por o New York Post é de US$ 2.35 bilhões de dólares o que corresponde a 1.89 biliões de euros. 
Tsai declarou “Basketball is a global sport and the NBA is one of the most recognized brands in the world. I am excited about the NBA’s international growth prospects, and hope to play a part in bringing the NBA and the special character of the Brooklyn Nets to fans around the world”.

E por fim nunca queira fazer desaparecer uma pessoa ou pense duas vezes antes de participar num truque de ilusionismo. David Copperfield, o famoso mágico está a contas com a justiça depois de um dos participantes dos seus truques ter tido uma lesão, vendo-se agora a contas com a justiça e ainda ter de revelar provavelmente o segredo de como executa o truque. Quem garante que não vai desaparecer é o advogado da vítima. Interessante.

No comments: